Papéis do SCCM 2007

Roles do SCCM 2007

Site Server 

O papel de Site Server pertence a um servidor com SCCM 2007 instalado. Ele é um elemento necessário e deve existir apenas um por site.

Site database Server

O papel de Site database Server pertence a um computador executando SQL Server com o banco de dados do SCCM 2007. Ele pode utilizar as versões Standard ou Enterprise. A versão Express não é suportada. Desnecessário em sites secundários sendo essencial em todo site primário.

Console

Instala-se automaticamente quando é instalado um site primário. O administrador pode instalar o console em outros servidores ou Workstations.

SMS Provider

O Console não acessa o banco de dados diretamente, mas sim através do Windows Management Instrumentation (WMI). O SMS Provider é um WMI Provider para o SCCM 2007, sendo requerido para sites primários. Quando se instala um site primário, deve-se selecionar o computador que vai hospedar o SMS Provider, que normalmente é o site Server ou o site database Server.

Component Server

É qualquer computador que possui um papel de SCCM 2007 e requer a instalação de algum serviço do SCCM 2007. O único papel que não requer essa instalação é o distribuition point.

Distribution point

Servidor que armazena os pacotes de softwares para instalação nos clientes, ele é requerido para os seguintes papéis: distribuição de softwares, software update e seqüência de tarefas anunciadas (advertised task sequences).

Fallback status point (FSP)

É um papel que gera mensagem de status dos clientes que não foram instalados corretamente, não puderam ser designados a um site especifico ou não puderam se comunicar de forma segura com o management point. Este papel não é requerido, mas é muito útil na resolução de problemas relacionados com clientes.

Nota: Não existe nada que impeça a instalação de um FSP em um servidor com o Management Point instalado, porem isso não é recomendado. Essa instalação deixa de ser uma boa prática de segurança uma vez que o FSP aceita qualquer conexão do tipo HTTP, o que o transforma em um alvo fácil. Deve-se também evitar a instalação de um FSP junto com outro papel site system já que aceita conexões não autenticadas de clientes, mesmo que o site esteja em modo nativo.

Para mais informações sobre boas praticas acesse o link: http://technet.microsoft.com/en-us/library/bb694127.aspx

Management point (MP)

Este papel é o primeiro ponto de contato entre um cliente e o site Server.

PXE service point

Este é um papel que é configurado para responder e iniciar o deployment de sistemas operacionais para computadores que possuem uma placa de rede configurada para boot PXE. Ele é requerido apenas para deployment de sistemas operacionais usando boot de rede.

Reporting point

Hospeda um componente web de Visualização de Relatórios e é requerido somente se for utilizado a funcionalidade de relatórios, podendo ajudar no diagnóstico de problemas relacionados aos clientes.

Server locator point

Ele é designado para localização do management point e é requerido em apenas alguns casos de deployment de clientes.

Software update point

É designado para computadores que executam o Microsoft Windows Server Update Services (WSUS).

State migration point

Guarda as informações do usuário enquanto um computador está sendo migrado para um novo sistema operacional e é requerido apenas quando é implementado um novo sistema operacional e for fazer a migração das informações do usuário.

System Health Validator point

É designado para um computador que executa o Network Policy Service sendo requerido somente para a funcionalidade de Network Access Protection.

fonte: ITCentral

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s