I – Cobit

Tradução – Control Objectives for Information and related Technology (COBIT)

É um guia de boas práticas de TI, framework, voltado para a Gestão de TI.

Atualmente está na versão 4.1

Focado no negócio da organização, dividido em processos (34) e indicadores.

TI = Vista como parceiro estratégico.

Evolução da TI

– Suporte ao negócio – Suporta Vantagem Competitiva – Faz a vantagem – É o próprio negócio

– ITGI = IT Governance Intitute

– TI muito automatizada = aumento Riscos

– Fracassos Processos TI = Falta envolvimento, Requisisitos incompletos, Falta recursos, Falta Planejamento, Domínio Tecnologia

Desafios da TI

– Entregar Valor, Entregar Soluções que atendam as necessidades, Demonstrar ROI, Reduzir custos, Gerenciar Segurança da Informação, Gerenciar Inraestrutura de TI, Realizar Mudanças no Ambiente, Realizar Projetos dentro do Prazo, Gerenciar Fornecedores, Manter a Alta Disponibilidade, Continuidade do Negócio, Conformidade = Ex. SOX, Manter Conhecimento Técnico.

??? Perguntas & Respostas ???

– Por quê TI não entrega o que se espera?

– Que recursos precisam ser gerenciados?

– Quais Controles?

– Papéis e Responsabilidades?

– Quais são as metas?

Diferença Governança e Gerenciamento

Governança = Governar, controlar, direção, alcançar resultados desejados…

– Dar Direção (onde você quer chegar?)

– Estabelecer controles

Gerenciar = Revisão, Manutenção

Pessoal de TI

Tipos Governança

Governança Empresarial= responsabilidade e práticas executadas pela Alta Administração com objetivo de fornecer objetivo estratégico, verificando os riscos e recursos.

Governança Corporativa=sistema pela qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo acionistas, conselho, diretoria, auditoria. As boas práticas tem a finalidade de aumentar o valor da sociedade.

Governança de TI=Responsabilidade da Alta Administração na liderança, estruturas organizacionais e nos processos que garantem que a TI sustente e entenda as estratégias e objetivos da organização.

Governança de TI

  • Alinhamento com o Negócio
  • Entrega de Valor
  • Desempenho Operacional
  • Gerenciamento de Riscos
  • Gerenciamento de Recursos de TI

Princípios da Governança de TI

  • Direção
  • Controle
  • Responsabilidade
  • Prestação de Contas
  • Autoridade
  • Alinhamento da Atividades de TI

Partes Interessadas

  • Board – Diretoria
  • Departamentos
  • Auditores
  • Provedores Externos
  • Provedor Interno de TI
  • Usuários

Quem toma as decisões?

Estratégico=Board – Presidência

Executivo=Gerência

Gerencial = Gerencia de TI e Negócios

Que decisões precisam ser tomadas

5 domínios de decisão:

– Princípios da TI – Nível alto como a TI será usada no negócio

– Estratégias para Investimentos de TI – Base do orçamento de TI

– Arquitetura de TI – Escolha técnica – Arquitetura: conjunto políticas e regras que governam o uso de TI no negócio.

– Necessidade de aplicações no negócio – Aplicações de negócio que precisam ser adquiridas e desenvolvidas

– Investimentos de TI e priorização – Quanto e onde investir

Áreas de foco da Governança de TI

1 – Alinhamento Estratégico

2 – Entrega de Valor

3 – Gerenciamento de Riscos

4 – Gerenciamento de Recursos

5 – Mensuração de Desempenho

Governança de TI – Se preocupa com operações e desempenhos dos negócios, transformando e posicionando a TI para alcançar os requisitos de negócio

Gerenciamento de TI – Fornecer serviços e produtos de TI de forma eficiente e eficaz.

Benefícios da Governança de TI

– Objetivos do negócio alcançados

– Melhor uso da TI

– Maior transparência

– Redução TCO

– Conformidade

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