Gerencimento de Discos

Discos Básicos

Um Disco Básico é o padrão da plataforma Windows (Desktop e Servidores) um disco básico possui recursos limitados para a configuração do disco.
Os discos básicos podem ser particionados e formatados durante o processo de instalação do Windows e no Console de Recuperação, ação que não é possivel de se efetuar em 1 disco dinâmico, ao formatar 1volume dinâmico, os outros volumes do mesmo disco são inutilizados.
Em 1 disco básico podemos ter até quatro partições primárias ou três e uma estendida.

Discos Dinâmicos

Você pode converter um disco básico em dinâmico a qualquer momento, sem que haja perda de dados. Ao converter um disco básico em dinâmico as partições existentes tornam-se volumes.
Vantagens – Um Disco dinâmico pode ser usado para criar volumes que se estendem a vários discos, não há limite quanto ao número de volumes que podem ser configurados.
Quando usar – Basicamente os discos dinâmicos são usados para criar discos tolerantes a falhas. (RAID)

Volumes Simples, Estendido, Distribuido, Espelhado e RAID-5.

Volume Simples – O Equivalente a uma partição de disco básico é um volume simples de disco dinâmico. Os volumes simples utilizam espaço em um único disco físico, e correspondem a um único volume lógico.  Podem ser estendidos anexando o espaço não alocado de outras regiões do mesmo disco.

Volume Estendido – Um Volume estendido inclui espaço em mais de um disco físico, até 32 discos físicos podem fazer parte de um volume estendido e de capacidades diferentes. Os dados são gravados no volume a partir do espaço no primeiro disco do volume. Quando o espaço do primeiro disco se esgota o segundo disco é gravado e assim por diante.

Você também não pode usar volumes estendidos em configurações RAID e não pode instalar o S.O. em um volume estendido, se um disco em um volume estendido corromper ou danificar, todo o volume também se perdem. Os Volumes estendidos são recomendados apenas como um “Quebra-Galho” quando um volume existente atige a capacidade.

Volume Estendido (Spanned)

Situação: Nosso disco que armazena os dados está cheio e precisamos de uma solução para o momento, então vamos estender o volume “Emprestando-lhe” 1 GB do outro disco.

fonte: Baboo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s